Comprar em grupo agrega vantagem competitiva para as empresas frente ao mercado. Para alguns isso é algo óbvio, para outros um desafio. Mas e se eu te disser que o cenário está mais para o meio do caminho entre estas duas percepções…
Porque sim, é certa a vantagem competitiva gerada por grupos que fazem compra em conjunto, mas isso não quer dizer que não haja desafios pelo caminho. Pensando nisso, esclarecemos agora os principais pontos que a compra em grupo otimiza e detalhes deste processo, continue a leitura para entender melhor.
O custo do produto é diretamente impactado ao comprar em grupo
Custo do produto é a vantagem clássica de comprar em grupo. Isso porque, a compra conjunta com várias empresas participando, faz com que o custo do produto fique bem mais atrativo.
Ou seja, se você faz compras sozinho, fora do grupo de negócios, saiba que pode estar comprometendo sua taxa de lucro.
Pense que é como se você estivesse negociando diretamente com um fornecedor e, assim ter um valor X, respectivo ao valor individual da compra do produto em questão. Agora, quando se trata de comprar em grupo, na compra conjunta com várias empresas da rede envolvidas, você une o seu volume de compras com o volume das outras empresas também.
Então, são 10 … 20 … 30 empresas, que estão comprando o mesmo produto no mesmo processo de compras. Logo, a sua negociação com o fornecedor terá a força de todas estas empresas. Assim você consegue acordos bem mais atraentes, até barganhar com o fornecedor um preço de custo mais em conta e, com isso, proporcionar mais lucro para a empresa e para a rede.
Melhora no alcance também é vantagem de comprar em grupo
Outra vantagem expressiva de comprar em grupo é o alcance:
- de produtos;
- formas de pagamento;
- escolha do fornecedor.
Exemplo: Um fornecedor gostaria de fazer a compra de um determinado produto com uma condição de pagamento X. Mas de acordo com a quantidade de produtos e volume de compra dele,não será possível alcançar aquela forma de pagamento.
Adivinha que prática resolve isso? Pois é, com a compra conjunta, somando o volume total de toda a rede, ele consegue alcançar novas formas de pagamento e com isso, desafogar seu financeiro. Além de ter acesso a mais opções de produtos e controle sobre a escolha do melhor fornecedor.
Comprar em grupo viabiliza o mix de produtos
E por falar em opções de produtos, o mix de itens para as suas gôndolas também é fator impactado de forma positiva quando a sua loja faz parte de um grupo de compras.
Imagine um cenário onde a sua empresa precisa adquirir um certo produto, mas para fazê-lo, o fornecedor tem como condição a compra de outros produtos e/ou necessidade de uma volume maior de produtos no pedido.
Já sabe onde estamos querendo chegar né?
Ou seja, quando duas ou mais empresas têm interesse em produtos na mesma compra com o fornecedor, facilita que o volume total atinja a necessidade de fazer bons negócios com o parceiro comercial e assim enriquecer seus mix de produtos. Algo que, de forma individual, não seria possível alcançar.
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Case real para exemplificar o poder da compra em grupos de negócios
Trouxe um exemplo real que aconteceu com um de nossos clientes na Área Central, para exemplificar as vantagens de comprar em grupo.
Trata-se de uma farmácia que, na época do Covid-19, precisava fazer a compra de produtos de teste rápido do vírus. Isto, em um cenário de extrema demanda por parte dos seus concorrentes e demais empresas atendidas pelo laboratório em questão.
Por isso, o laboratório dos testes, não conseguia fazer a venda apenas para aquela farmácia, de forma individual, porque a demanda dela era pequena e a quantidade pouca, o que acabava sendo inviável para o fornecedor.
Foi então que através da compra conjunta, com a força de outras empresas do ramo farmacêutico que, aquela farmácia – pequena e do interior – acabou conseguindo adquirir o seus testes rápidos e criou uma vantagem competitiva diante dos outros concorrentes locais.
Isso é apenas um de centenas de exemplos que presenciamos, onde a ação de comprar em grupo, transforma o cenário de diversas pequenas e médias empresas. Tornando-as relevantes perante a concorrência e um mercado cada vez mais mais acirrado.
Controle e programação de compra
Mais uma vantagem competitiva de comprar em grupo é a questão da programação de compra. Muitas vezes as empresas não têm um controle do fluxo de compras de um determinado produto. E acaba comprando porque o estoque está baixo ou porque vai fazer uma campanha, uma promoção, e acaba não tendo uma recorrência de compra, nem uma programação de fato, e controle da quantidade de estoque.
Já em um cenário de compra conjunta, isso é algo natural, porque a aquisição coletiva é uma ação recorrente. Isso porque, quando está sendo feita a compra de determinado produto, já há uma previsão de compra desse mesmo produto, numa segunda circunstância.
Então a empresa que faz parte dessa rede, quando for comprar, já vai adquirir determinado produto sabendo a próxima data em que vai comprar ele novamente. E assim, vai colocar a quantidade de estoque suficiente para que não haja necessidade de comprar o mesmo produto fora da compra conjunta.
Um processo que facilita o controle de estoque e faz com que o cronograma de compras seja mais inteligente e lucrativo, através de um fluxo de ações eficientes.
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Para finalizar…
O Mito do comprador!
Existe um mito que assombra a compra a conjunta, que se trata da função do comprador das empresas.
“Ah, a compra conjunta agora vai tirar o colaborador” ou “ah, a compra conjunta agora vai demitir o comprador das empresas.”
Na verdade, não. Pelo contrário, a compra conjunta acaba ajudando o comprador das empresas.
Por que?
Hoje, normalmente, cerca de 20% do mix de produtos de uma empresa é comprado através da compra conjunta. E os outros 80% são comprados de forma individual – direto entre a empresa e o fornecedor.
Então o sujeito, a pessoa que seria o comprador, ele vai continuar exercendo a sua função
nesse mix de 80%. Logo, a figura do comprador segue sendo muito importante para a gestão das ações de comprar em grupo. Porque ele é o responsável por controlar e repassar a quantidade, os produtos que serão comprados e assim por diante.
Ou seja, isso de que a compra conjunta acaba tirando o emprego do comprador, é puro engano, nada além de um mito. A pessoa responsável por essa gestão que, muitas vezes é o comprador, é peça chave para o sucesso das compras em grupo.
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