Como ficou o cenário em 2024 para as redes e centrais de negócios que fazem compras conjuntas? A tão esperada resposta para a dúvida sobre o saldo do resultado de compra conjunta, você tem agora!
Para este demonstrativo, utilizamos dados reais dos resultados obtidos por redes e centrais de negócios que utilizam a plataforma AC Hub para a gestão e controle das suas operações em grupo.
Os segmentos destacados são: supermercados, materiais de construções e panificação, com dados do primeiro semestre de 2024.
Resultado de compra conjunta: Supermercados
Destaque quando se fala em ter resultados positivos com compras conjuntas, o setor supermercadista segue demonstrando que as compras conjuntas são uma estratégia eficaz para gerar resultados expressivos.
Em 2023, essas transações atingiram a marca de R$ 1,5 bilhão, um número que reflete a importância desse modelo para o mercado. Em 2024, o resultado de compra conjunta é ainda mais positivo, com um volume de R$ 1,8 bilhão.
→ Isso representa um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.
Esses dados destacam a dinâmica do setor, que vem ampliando significativamente seu impacto no mercado. O aumento de R$ 300 milhões em apenas um ano reforça a tendência de consolidação e fortalecimento das iniciativas de colaboração entre os players do segmento.
Então, com um crescimento percentual expressivo e um volume financeiro de grande porte, as compras conjuntas seguem desempenhando um papel central na evolução do setor supermercadista, demonstrando o potencial de expansão para os próximos anos.
Para materiais de construção, fazer compra conjunta é um dos maiores acertos do setor
Comprar em grupo também tem gerado lucros ao setor de materiais de construção. De acordo com os dados mais recentes retirados da plataforma AC Hub, o segmento apresentou um crescimento de 51% nos resultados de compras conjuntas obtidos entre o ano passado e este ano, consolidando a força dessa estratégia no mercado.
Essa taxa de crescimento reforça que o mercado de construção civil está se beneficiando das vantagens proporcionadas pela compra coletiva. Ela não só favorece a redução de custos para as empresas. Mas também contribui para que elas ofereçam melhores condições aos consumidores finais, estimulando ainda mais o mercado.
Afinal, esse avanço de 51% é um indicativo claro de que o setor está buscando inovação em suas práticas comerciais. Com uma economia que dá sinais de retomada e a alta demanda por projetos de construção e reforma, as compras conjuntas se mostram uma solução estratégica, garantindo a sustentabilidade dos negócios e alavancando resultados.
À medida que o setor de materiais de construção continua a se expandir, o uso de ferramentas como as compras conjuntas tende a ganhar ainda mais relevância. Ou seja, sinaliza um futuro promissor para o segmento.
Setor de panificação também tem destaque com resultado em compra conjunta
O setor de panificação alcançou um marco notável em 2024, registrando um crescimento impressionante de 257% nos resultados relacionados às compras conjuntas em comparação ao ano anterior. Esse salto significativo destaca o fortalecimento do segmento e a adoção bem-sucedida de estratégias colaborativas para impulsionar os negócios.
Esse crescimento reflete um movimento consistente de modernização e eficiência dentro do setor, que tem buscado alternativas para reduzir custos e melhorar a competitividade. Com as compras conjuntas, padarias e confeitarias têm conseguido acessar melhores condições comerciais. Também assegurando insumos de qualidade e preços mais atrativos, mesmo em um cenário econômico desafiador.
Além disso, boa parte deste crescimento é devido a criação de novas redes no Brasil. Já que o modelo de compras conjuntas vem aumentando no setor e há uma boa movimentação das padarias para se unir e conseguir melhores negociações.
Por fim, o desempenho de 2024 também evidencia a importância da união entre pequenos e médios negócios do setor. Ao se organizarem em compras coletivas, esses estabelecimentos ampliam seu poder de negociação, promovem maior eficiência operacional e garantem que as margens de lucro sejam preservadas sem comprometer a qualidade dos produtos.
Assim, com um mercado em constante evolução e o crescimento da demanda por produtos artesanais e de alta qualidade, a panificação está se destacando como um exemplo de inovação no uso de estratégias colaborativas. A taxa de 257% de aumento em um único ano é um indicativo claro de que o setor está não apenas acompanhando, mas superando expectativas.
Alguns exemplos de percentual de economia entre as compras conjuntas e o valor de mercado:
Outros dados relevantes sobre ações de compra em grupo:
→ A média de economia em compras conjuntas em 2024 é de 5 a 15%.
Indo além, nosso especialista fez um levantamento de como foi o resultado de compra conjunta nos últimos meses. E ainda revela informações valiosas sobre o comportamento de compra. Também mostra como os gestores podem aproveitar esses insights para construir um planejamento competitivo, veja a seguir:
E por aí, como estão os resultados nas compras em grupos?
Já considerou como essas estratégias podem transformar o seu setor? Independentemente da área de atuação, os exemplos apresentados mostram que a união de forças pode ser o diferencial necessário para alcançar resultados expressivos.
E os números falam por si: o setor supermercadista cresce de forma consistente, com resultados que já superaram a marca de R$ 1,8 bilhão em 2024. O setor de materiais de construção registrou um avanço impressionante de 51%. E o setor de panificação, com seu salto de 257%, se posiciona como um dos destaques mais notáveis do ano.
Esses resultados refletem o impacto positivo de práticas colaborativas, como as compras conjuntas, em mercados diversos e em diferentes estágios de maturidade. Seja para otimizar custos, ampliar a competitividade ou garantir insumos de qualidade, o modelo se mostra cada vez mais essencial para o sucesso nos negócios.
À medida que o mercado continua a se adaptar e inovar, há uma janela de oportunidade para empresas e empreendedores seguirem esse caminho de crescimento sustentável. Afinal, como demonstram os dados, quando se trata de alcançar novos patamares, a força do coletivo pode fazer toda a diferença.
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