pixelface

cross-selling e upselling para vender mais em redes associativas

cross-selling e upselling para vender mais em redes associativas

2 min de leitura

março 26, 2025 | Na Mídia

Já aconteceu com você de ir em um fast food para pedir um lanche simples, mas sair de lá com a bandeja cheia? O método utilizado neste fenômeno pode ser uma ótima jogada em redes associativas também, segue a leitura para entender melhor!

Pois é, sair com uma compra mais completa do que a pensada inicialmente não é algo ruim para o cliente e, muito menos para o lojista. Isso porque, os vendedores podem estar utilizando duas estratégias que, inclusive, dá pra você usar no seu negócio também e aumentar os lucros.

Estratégias para vender mais em redes associativas

Seu grupo de negócios vai lucrar mais se souber colocar estas estratégias em prática. A primeira é o cross-selling que, considerando o exemplo anterior do lanche no fast food, imagine: 

Você chega no estabelecimento com a ideia de um pedido prévio, mas o atendente te oferece uma porção de batatas ou um refrigerante, por exemplo. Simples né? Ele está apenas oferecendo algo para completar seu pedido que pode te interessar, mas você não havia considerado.

E tem outra: upselling. Nesta estratégia para vender mais, ao pedir um lanche, o atendente pode ofertar um combo ou alguma outra possibilidade de aumentar este lanche, como o pedido de um duplo, por exemplo. 

Ou seja, em ambos os cenários, seja no cross-selling e upselling, o foco é aumentar a compra, gerando valor para o cliente e, como consequência, maior lucro para a empresa. 

Você já deve ter sido envolvido por estas estratégias e nem ter percebido. Mas a melhor parte, é que pode aplicá-las em sua empresa, inclusive para aumentar o poder das compras conjuntas

O que é cross selling e up selling na teoria?

Segundo a Resultados Digitais: Cross selling, ou venda cruzada, é oferecer um produto ou serviço complementar à oferta que o cliente adquiriu. Já o up selling tem relação com um upgrade. Ou seja, quando o vendedor oferece ao cliente a possibilidade de melhorar o que está levando para casa, apoiado por uma boa condição.

Aplicando as técnicas em redes associativas

Você pode estar achando que no exemplo que trouxemos é fácil aplicar as estratégias de cross selling e up selling, mas em redes associativas elas também não são um bicho de 7 cabeças.

Bem, para o exemplo, considere uma rede de materiais de construção: o cliente chega na loja e quer comprar uma furadeira. Neste momento, o vendedor/atendente pode ofertar acessórios, broca, dentre outros instrumentos que complementam o pedido e, posteriormente, até melhorem o uso da máquina – aí estará acontecendo o cross-selling. 

Para o upselling, pode acontecer ao, no lugar de uma furadeira simples, você oferecer um modelo mais robusto, com mais tecnologias e funções, onde ele consiga tirar maior proveito da máquina e mais possibilidade de utilização. Ou seja, você sai de uma simples venda, aquela de “só tirar pedido”, e vai para uma venda onde entende melhor a dor do cliente e ajuda a resolvê-la. 

Dica para finalizar!

O cross-selling e upselling são ótimas formas de melhorar ainda mais as negociações conseguidas em redes associativas. Pense que, após ter um preço mais atrativo nas suas mercadorias – por ter conseguido melhor negociação nas compras conjuntas da rede – você pode otimizar ainda mais a saída final do produto na loja. Se quiser tirar dúvidas ou se aprofundar no assunto, é só nos chamar!

→ E para ir além: como ganhar dinheiro com compras colaborativas?

Demo

sua empresa com a força de muitas