Quer saber mais sobre os principais cargos em uma Central de Negócios? Então não perca tempo e leia agora mesmo o nosso artigo! Descubra qual é o perfil profissional ideal para cada um desses cargos e entenda como eles podem impactar o sucesso do seu negócio. Confira!
Toda empresa possui uma estrutura hierárquica que organiza a equipe e os setores do negócio. É fundamental que as pessoas “certas” estejam nos cargos “certos”, o que é ainda mais importante em uma Central de Negócios. Por isso, este artigo destaca os principais cargos e o perfil profissional desejado para cada um.
Embora a hierarquia operacional varie entre as empresas, existem cargos comuns em quase todas as Centrais de Negócios: Diretor Executivo, Gestor de Processos, Gerente de Controladoria e Profissional de Compras.
Diretor Executivo
Conhecido como Diretor Geral, Presidente Executivo ou Chefe Executivo de Ofício (CEO). É responsável por executar as diretrizes propostas pelo Conselho de Administração, composto pelos acionistas (ou seus representantes). Para ocupar esse cargo, é necessário possuir uma visão ampla da empresa e dos negócios, conhecimento de administração de empresas, boas habilidades de comunicação e tratamento com outras pessoas, além de fluência em outros idiomas.
CEO
A Gestão de Processos é uma área recente no Brasil. O Gestor de Processos é responsável por integrar as atividades de diversas áreas da empresa (vendas, financeiro, logística, marketing) para tornar os procedimentos mais eficientes. O profissional que ocupa esse cargo geralmente possui formação em TI, Administração ou Engenharia.
Controller
O Gerente de Controladoria, também conhecido como Controller, é responsável pela gestão financeira e orçamentária da empresa. Entre suas tarefas estão a consolidação das informações orçamentárias de todas as áreas da empresa, a geração de relatórios e a ajuda na tomada de decisões da diretoria. O profissional deve possuir habilidades quantitativas, talento para comunicação escrita e oral e ampla experiência em finanças e contabilidade.
Comprador
O Profissional de Compras, ou Comprador, é responsável pela lucratividade e produtividade da empresa. Deve possuir habilidades de negociação e conhecimento das necessidades da empresa. É um cargo que exige flexibilidade, resiliência e autoridade na tomada de decisões. Geralmente, esse profissional é engenheiro, gerente financeiro ou administrador.
Os cargos em uma Central de Negócios são essenciais para o bom funcionamento da empresa. É fundamental que as pessoas certas ocupem os cargos certos. Os profissionais precisam possuir habilidades específicas para cada cargo, o que garantirá o sucesso da empresa. É importante que a equipe esteja em sintonia e com habilidades complementares para que os objetivos sejam alcançados.
Algumas características essenciais para serem observadas:
· Conhecimentos necessários e desejáveis ao bom desempenho do cargo, normalmente direcionados à formação e aos aprendizados constantes.
· Habilidades necessárias e desejáveis ao cargo relativas à aptidão do indivíduo, à disposição inata para exercer determinada atividade.
· Experiência: trata-se do conjunto de experiências acumuladas ao longo da carreira e que habilitam o profissional ao exercício da atividade. Um cargo de gerência, por exemplo, demanda experiência prévia no setor que será supervisionado.
· Formação: refere-se à capacitação formal exigida para o exercício da função, define os níveis necessários de aprimoramento e especialização. Se o cargo oferecido demanda conhecimentos específicos, é essencial contratar alguém formado na área.
· Biotipo: diz respeito às características físicas exigidas para o cargo. Algumas funções podem exigir aptidões corporais como peso e altura para serem desenvolvidas de maneira satisfatória e sem colocar em risco a segurança do trabalhador.
· Características psicológicas: referem-se às precondições de maturidade do indivíduo, no que diz respeito à personalidade e ao comportamento exigidos para o cargo. As definições e a avaliação do perfil psicológico do candidato devem ser feitas por um psicólogo especializado.
· Competências: capacidade colaborativa (trabalho em equipe), comprometimento, boa comunicação oral e escrita, capacidade criativa e inovadora, empreendedorismo, flexibilidade, liderança, organização, orientação para resultados, poder analítico, proatividade, visão estratégica etc.
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