Ao falar sobre a importância do associativismo, vale a pena trazer à tona a fala do nosso especialista em redes e centrais de negócios. Onde ele observa que não é de hoje que a cooperação gera resultados excelentes para quem a adota. A formação de uma sociedade, por exemplo, necessita de colaboração para que seja uma sociedade bem sucedida.
Em um contexto histórico, a união e o trabalho em conjunto, foi o que permitiu à espécie humana sobreviver em meios extremamente hostis. Seria muito mais difícil para nossos antepassados, enfrentarem sozinhos os perigos da época.
Atualmente e no cenário empresarial, o associativismo tem se tornado uma ferramenta cada vez mais poderosa para impulsionar o crescimento das empresas. Ao promover a colaboração, a troca de experiências e a busca por objetivos compartilhados, as organizações que adotam esse modelo de negócios encontram inúmeras vantagens que vão desde o fortalecimento do networking até a melhoria da competitividade no mercado.
Neste material, exploraremos como o associativismo pode ser um catalisador para o desenvolvimento empresarial. Continue a leitura!
>> Importância do associativismo: como as empresas podem diminuir custos e aumentar os lucros?
Mas antes, o que é associativismo?
Em termos gerais, o associativismo é a prática baseada na união de indivíduos ou empresas com interesses comuns.
Mais precisamente, o associativismo é a aplicação de um modelo de cooperação e integração entre indivíduos ou empresas, com o objetivo de que todos se beneficiem da união e cresçam juntos, como explica o Sebrae.
Ou seja, a importância do associativismo se traduz em uma estratégia inteligente para que pequenas e médias empresas se tornem mais competitivas. Porque passam a juntar competências, diminuem custos e ainda agregam maior qualidade aos produtos e serviços.
Além disso, passam a ter acesso a novos mercados e as vantagens que este cenário traz, incluindo negociar prazos e preços com mais assertividade com os fornecedores.
O associativismo otimiza o compartilhamento de conhecimento para impulsionar o crescimento das empresas
O associativismo promove a criação de redes sólidas de contatos entre empresas, proporcionando um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimento.
Além das trocas diárias na rede e central de negócios, os associados ainda podem compartilhar experiências através de eventos, workshops e fóruns de discussão.
Então as empresas podem trocar insights e melhores práticas, permitindo que cada uma delas aprenda com os desafios e sucessos das outras. Esse intercâmbio de conhecimento acelera o aprendizado organizacional e contribui para a inovação.
Importância do associativismo para a economia de escala
A união faz a força, e no associativismo isso se traduz em benefícios econômicos. Porque ao se associarem, as empresas podem aproveitar economias de escala na aquisição de insumos e na contratação de serviços .
Além disso, essa vantagem competitiva permite que as empresas associadas reduzam custos operacionais e maximizem seus recursos, gerando mais eficiência e rentabilidade.
Fortalecimento da representatividade: marca mais forte no mercado
Associar-se a entidades empresariais fortalece a representatividade no cenário político e econômico. Grupos associativos têm mais poder de influência para pleitear políticas públicas que beneficiem o setor, além de participar ativamente em discussões que impactam as empresas.
Ou seja, a voz coletiva torna-se mais expressiva e é capaz de promover mudanças positivas no ambiente de negócios.
O associativismo é importante para gerar networking estratégico
A importância do associativismo se mostra presente na conexão com outras empresas. Pois os empreendedores têm a oportunidade de estabelecer parcerias, identificar novas oportunidades de negócios e acessar mercados que, de outra forma, seriam inacessíveis.
Esse networking vai além da simples troca de cartões de visita, envolvendo relacionamentos sólidos e duradouros que podem abrir portas para colaborações vantajosas.
Desenvolvimento de habilidades e capacidades
Através de iniciativas associativas, as empresas podem oferecer treinamentos, capacitações e mentorias entre os associados. Isso não apenas fortalece as habilidades individuais, mas também eleva o nível de competência de todo o grupo.
O desenvolvimento conjunto de competências cria um ambiente em que a inovação floresce, impulsionando o crescimento sustentável das empresas.
Vantagens do associativismo
O Sebrae pontuou com precisão as principais vantagens do associativismo:
União: pensar coletivamente, trocar experiências e crescer em conjunto.
Aculturamento: possibilita adotar mais facilmente uma cultura empreendedora.
Compra conjunta: aumenta o poder de barganha e facilita o acesso aos grandes fornecedores do mercado.
Fixação da marca: associar o negócio a uma rede maior confere ganhos a cada um dos participantes.
Capacitação de pessoal: empresários e funcionários melhor qualificados melhoram a gestão do negócio, a qualidade do trabalho e o atendimento aos clientes.
Lucratividade: ao melhorar as margens de comercialização, as empresas podem conseguir um aumento considerável no faturamento.
Parcerias: fundamentais para a implementação de ações promocionais.
Conceito de loja: a padronização no visual dos estabelecimentos, desde a fachada, layout interno e externo, passando pela uniformização e aparência dos funcionários, informatização e modernização de processos. Este ponto traz inúmeros benefícios, em especial às redes de franquias.
Competitividade: empresas ganham visibilidade ao utilizar benefícios como comprar bem e barato, maximizar e diversificar o mix de produtos, capacitar-se gerencialmente, viabilizar treinamentos para a equipe de colaboradores e organizar melhor o estabelecimento como um todo.
Conseguiu entender a importância do associativismo?
Pois bem, o associativismo emerge como um catalisador significativo para o crescimento empresarial. Ao fomentar a colaboração, conhecimento e a criação de redes sólidas, as empresas que adotam esse modelo estão mais bem preparadas para enfrentar os desafios do mercado contemporâneo.
E por falar em desafios, recomendamos a leitura do material a seguir:
⇒ OS DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA A GESTÃO DE FORNECEDORES EM REDES E CENTRAIS DE NEGÓCIOS
4 min de leitura