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entenda a importância de uma plataforma para gestão de compras

entenda a importância de uma plataforma para gestão de compras

4 min de leitura

junho 25, 2024 | AC Hub

Quando se fala em gestão de compras, as dúvidas pairam sobre o assunto, em especial sobre como executar essa tarefa da forma mais assertiva.

Indo além, quando encaixamos a gestão de compras no cenário de redes e centrais de negócios, o buraco é ainda mais embaixo e a inteligência tecnológica precisa entrar em cena.

Não dá pra falar de otimização do processo de compras, sem que o uso de uma plataforma inteligente para a gestão dessa atividade surja como uma peça-chave para impulsionar a eficiência operacional e maximizar os resultados financeiros.

Então, se você gerencia ou é comprador em um grupo de negócios, rola pra baixo porque tem bastante informação relevante para utilizar no seu dia a dia!

A importância de uma plataforma para gestão de compras

Planilhas até podem ser uma mão na roda na administração da gestão de compras. Mas sem um controle preciso e automação inteligente, elas podem dar mais trabalho do que ajudar.

Uma boa gestão de compras precisa ter clareza, praticidade, organização de relatórios e comparativos, a fim de funcionar como otimizador na hora de comprar para uma rede ou grupo de negócios. Ainda neste material, voltarei neste ponto para acrescentar mais pontos cruciais que necessitam da gestão de compra inteligente. Mas antes, precisamos passar por outro fator:

O primeiro desafio na gestão de compra em uma rede ou central de negócios é mostrar valor aos associados

Mostrar valor aos associados é um dos maiores desafios na gestão de compras em uma central de negócios. Isso porque, o ato de compras conjuntas por si só gera diversas dúvidas entre os integrantes do grupo.

Por isso, batemos na tecla de que a plataforma de gestão te ajuda a mostrar valor aos associados. Se esse também é o seu caso e os associados querem provas de que a participação nas compras conjuntas da rede estão valendo a pena, então uma boa plataforma de gestão consegue apresentar relatórios em detalhes, com informações atualizadas e dados estruturados que mostram o cenário de benefícios, incluindo lucro e economias nas compras realizadas. 

→ você pode se interessar também: dinâmica de um grupo de compras

Inteligência de dados: a base para eficiência da gestão de compras em redes e centrais de negócios

Para aumentar a eficiência nas compras em redes e centrais de negócios é necessário investir na coleta e análise de dados. 

Uma plataforma moderna de gestão oferece recursos avançados de análise que permitem identificar padrões, antecipar demandas e entender as flutuações do mercado. Ao aproveitar a inteligência de dados as empresas nestes modelos de negócios podem tomar decisões informadas, evitando excessos de estoque, otimizando prazos de entrega e negociando melhores termos contratuais.

Agora, voltando ao prometido…

Mais ações que firmam a importância de uma plataforma inteligente para a gestão de compras conjuntas

Okay, não tem como falarmos de gestão de compras, sem mencionarmos a plataforma AC Hub, um sistema desenvolvido para otimizar diversas ações dentro de redes e centrais de negócios, em especial compras conjuntas e a gestão junto aos parceiros comerciais.

O objetivo principal é através de módulos específicos da plataforma proporcionar a centralização de todos os números e volume de negociação. Para que você consiga obter um maior volume de desconto com os fornecedores.

E aí começam as vantagens de fazer a gestão de compras através do AC Hub, incluindo ganhar maior visibilidade no mercado, devido a força de compra do grupo, que contribui com maior relevância frente ao mercado de atuação da rede.

Uma das ações da plataforma de gestão de compras que exemplifica isso é a possibilidade de identificar o volume de ganho, o volume de associados que estão comprando e quais mais tem engajamento dentro da plataforma. Além de, com estes dados, poder engajar outros associados e fazer com que novas pessoas se interessem pela central de negócios ou pela rede. 

E isto cria um ciclo de crescimento orgânico, porque após realizada a negociação e junção de volume de compras, é possível  demonstrar aos associados qual é a importância da rede para com os fornecedores, ao mesmo tempo em que os parceiros comerciais identificam que o grupo de compras tem de fato uma grande importância e relevância no mercado, pulverizando  novos produtos de fornecedores, trazendo o maior volume de compras e conseguindo preços mais atrativos para todos os associados.

Relação de ganha-ganha entre a rede e os fornecedores

Gestão de compras em rede de negócios precisa alinhar os objetivos dos associados e dos fornecedores. Porque é claro que o fornecedor vai querer fazer uma parceria que seja boa para ele e, obviamente, você quer que seja boa para você também, para a sua rede.

Então quando falamos em gestão de compras em centrais de negócios, na parceria em uma ação de compra conjunta, o acordo comercial precisa atender as necessidades de todos os envolvidos e, ainda precisa ser algo sólido e sustentável a longo prazo. Por isso, não adianta tentar explorar demais o fornecedor no primeiro momento, porque depois você terá problemas em manter essa negociação a longo prazo. Lembre-se que o fornecedor sempre vai vir atrás de você buscando uma parceria que vai ser boa para ele, principalmente para:

E da mesma forma, a gestão comercial para você comprar em grupo precisa seguir essa mesma linha. Os objetivos da sua central de compras devem ser considerados a partir de fatores relevantes para os associados, como:

Veja também: Compras conjuntas em plataforma crescem 7 vezes e movimentam R$ 19 milhões

Quem é o responsável pela gestão de compras na rede?

Considerando o que trouxemos de informações neste material, fica fácil dizer que a diretoria junto com todos os associados precisam estar alinhados e engajados, a fim de gerar uma gestão de compras inteligente e vantajosa. E é isso mesmo! Mas não podemos ignorar o peso maior que pode cair sobre o comprador e/ou gestor responsável direto pela gestão de compras da rede.

Pensando nisso, temos um material que fala diretamente com este responsável, se faz sentido para você, recomendo dar play: 👇

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