A dúvida que mais surge em nossas conversas comerciais:
Para entrar em uma central de negócios as empresas precisam estar no mesmo ramo de atuação?
O que você acha?
( ) sim ( ) não
Infelizmente, não é tão preto no branco para responder apenas sim ou não, porque depende, mas segue a leitura que você já vai entender!
Entrar em uma central de negócios: o que você precisa saber sobre este processo.
Aqui na AC temos a Acelera, um programa de aceleração para redes e centrais de negócios, que através da mentoria e tecnologia, diminui o tempo para começar a ter resultados com compras conjuntas, bem como otimizar outros fatores importantes nos grupos de negócios.
E dentre as inúmeras dúvidas que chegam até nós, a que se destaca é a de que se empresas associadas, para entrar na central de negócios, precisam ser do mesmo segmento de atuação.
Pois bem, depende. Pode não ser a resposta que você queria para já começar a negociar junto a mais empresas com os fornecedores. Mas deixe-nos ir além:
As centrais de negócios podem ser formadas por empresas do mesmo ramo de atuação ou de diferentes setores. A decisão depende dos objetivos da central e das vantagens que podem ser obtidas pela colaboração entre as empresas.
Aqui vai um exemplo para entender melhor as condições para entrar em uma central de negócios:
Considere o cenário comercial dos supermercados, um segmento bastante comum de existir redes de negócios e centrais de compras. O mix de produtos para supermercados consiste em mercadorias específicas deste ramo. Logo, não faria sentido uma papelaria entrar em uma rede supermercadista.
“Ah, mas existem produtos iguais que são comercializados tanto na papelaria, quanto no supermercado”. Sim, é verdade. Mas na maioria das vezes não terá estes produtos no foco nas negociações entre as redes associadas.
O supermercado, por exemplo, na hora de comprar em grupo, tem um grande volume de compras de cesta básica. Enquanto a papelaria não demanda essa necessidade e, logo, não seria beneficiada nas negociações com os fornecedores parceiros da rede.
Então, para começo de conversa, opte por um segmento para a rede associativa
Na hora de entrar em uma central de negócios ou mesmo começar uma rede associativa do zero, pensando na boa consolidação do grupo, o foco principal precisa ser no poder de negociação com os parceiros comerciais. Por isso, nossa indicação é focar em um único segmento, o que deixará o processo mais simples e efetivo.
No entanto, após a central se desenvolver, depois de estar dando passos largos no mercado e conseguindo bons resultados, pode ser interessante analisar se faz sentido começar a unir forças de outros segmentos na sua central de negócios.
→ Você pode se interessar: Cresce volume de transações por empresas que fazem compras conjuntas
Além desta, você tem mais alguma dúvida sobre como funciona uma central de compras?
Entrar em uma central de negócios ou mesmo criar uma do zero, são ações que juntam muitas dúvidas. Por isso estamos sempre abertos para conversar e esclarecer pontos importantes para o sucesso das redes associativas.
Inclusive, recomendo conferir as falas do nosso especialista sobre como funciona uma central de compras, pode ser que a sua dúvida seja a mesma de outras pessoas e esteja respondida no vídeo a seguir:
Para fechar com chave de ouro, vamos voltar a relação empresas do mesmo setor x segmentos distintos na central de negócios
Como dissemos, optar por ter uma central de negócios com empresas associadas do mesmo segmento ou diversificar, é uma escolha individual para cada grupo. Uma escolha que precisa considerar o momento em que a rede se encontra e os resultados esperados.
Pensando em te dar mais uma mãozinha na resolução deste questionamento sobre entrar em uma central de negócios, aqui estão algumas vantagens presentes em cada cenário!
Vantagens de uma central de negócios com empresas do mesmo ramo:
- Economias de escala: Compras em grande volume reduzem custos;
- Compartilhamento de conhecimento técnico e melhores práticas: Empresas do mesmo ramo podem trocar experiências e soluções específicas para os desafios do setor;
- Marketing conjunto: Estratégias de marketing e publicidade podem ser coordenadas para alcançar um público-alvo comum;
- Desenvolvimento do mix de produtos: As empresas associadas conseguem conversar e chegar a novas possibilidades de mercadorias para comercializar, que sejam vantajosas para todos do grupo, bem como estipular produtos específicos com os fornecedores.
Vantagens de uma central de negócios com empresas de diferentes ramos:
- Diversificação de recursos: Empresas de diferentes segmento podem compartilhar recursos específicos de cada negócio, que de outra forma seriam inacessíveis, como tecnologia, mão-de-obra especializada, e infraestruturas;
- Soluções integradas: Combinar diferentes expertises pode resultar em ofertas de soluções mais completas e inovadoras para os clientes;
- Ampliar a rede de contatos: A diversidade de negócios pode aumentar as oportunidades de networking e colaboração;
- Redução de riscos: Diversificar os setores envolvidos pode reduzir a vulnerabilidade a crises específicas de um setor.
Entrar em uma central de negócios é desafiador, mas com a ajuda certa, é só sucesso!
Quer entrar em uma central de negócios ou montar a sua? Atente-se no modelo da rede, bem como das empresas associadas. A composição de um grupo de negócios pode variar conforme as necessidades e estratégias dos associados. Alguns podem preferir uma abordagem homogênea, enquanto outros podem se beneficiar da diversidade e da complementaridade entre diferentes ramos de atuação.
Quer se aprofundar mais no assunto e garantir o sucesso da sua rede? Chama a gente e vamos conversar, é só clicar aqui embaixo!
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