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para entrar em uma central de negócios as empresas precisam estar no mesmo ramo de atuação?

para entrar em uma central de negócios as empresas precisam estar no mesmo ramo de atuação?

4 min de leitura

junho 14, 2024 | AC Hub

A dúvida que mais surge em nossas conversas comerciais:

Para entrar em uma central de negócios as empresas precisam estar no mesmo ramo de atuação?

O que você acha?

(   ) sim   (   ) não

Infelizmente, não é tão preto no branco para responder apenas sim ou não, porque depende, mas segue a leitura que você já vai entender!

Entrar em uma central de negócios: o que você precisa saber sobre este processo.

Aqui na AC temos a Acelera, um programa de aceleração para redes e centrais de negócios, que através da mentoria e tecnologia, diminui o tempo para começar a ter resultados com compras conjuntas, bem como otimizar outros fatores importantes nos grupos de negócios.

E dentre as inúmeras dúvidas que chegam até nós, a que se destaca é a de que se empresas associadas, para entrar na central de negócios, precisam ser do mesmo segmento de atuação.

Pois bem, depende. Pode não ser a resposta que você queria para já começar a negociar junto a mais empresas com os fornecedores. Mas deixe-nos ir além:

As centrais de negócios podem ser formadas por empresas do mesmo ramo de atuação ou de diferentes setores. A decisão depende dos objetivos da central e das vantagens que podem ser obtidas pela colaboração entre as empresas.

Aqui vai um exemplo para entender melhor as condições para entrar em uma central de negócios:

Considere o cenário comercial dos supermercados, um segmento bastante comum de existir redes de negócios e centrais de compras. O mix de produtos para supermercados consiste em mercadorias específicas deste ramo. Logo, não faria sentido uma papelaria entrar em uma rede supermercadista.

“Ah, mas existem produtos iguais que são comercializados tanto na papelaria, quanto no supermercado”. Sim, é verdade. Mas na maioria das vezes não terá estes produtos no foco nas negociações entre as redes associadas.

O supermercado, por exemplo, na hora de comprar em grupo, tem um grande volume de compras de cesta básica. Enquanto a papelaria não demanda essa necessidade e, logo, não seria beneficiada nas negociações com os fornecedores parceiros da rede.

Então, para começo de conversa, opte por um segmento para a rede associativa

Na hora de entrar em uma central de negócios ou mesmo começar uma rede associativa do zero, pensando na boa consolidação do grupo, o foco principal precisa ser no poder de negociação com os parceiros comerciais. Por isso, nossa indicação é focar em um único segmento, o que deixará o processo mais simples e efetivo.

No entanto, após a central se desenvolver, depois de estar dando passos largos no mercado e conseguindo bons resultados, pode ser interessante analisar se faz sentido começar a unir forças de outros segmentos na sua central de negócios.

→ Você pode se interessar: Cresce volume de transações por empresas que fazem compras conjuntas

Além desta, você tem mais alguma dúvida sobre como funciona uma central de compras?

Entrar em uma central de negócios ou mesmo criar uma do zero, são ações que juntam muitas dúvidas. Por isso estamos sempre abertos para conversar e esclarecer pontos importantes para o sucesso das redes associativas. 

Inclusive, recomendo conferir as falas do nosso especialista sobre como funciona uma central de compras, pode ser que a sua dúvida seja a mesma de outras pessoas e esteja respondida no vídeo a seguir: 

blog Para entrar em uma central de negócios

Para fechar com chave de ouro, vamos voltar a relação empresas do mesmo setor x segmentos distintos na central de negócios

Como dissemos, optar por ter uma central de negócios com empresas associadas do mesmo segmento ou diversificar, é uma escolha individual para cada grupo. Uma escolha que precisa considerar o momento em que a rede se encontra e os resultados esperados.

Pensando em te dar mais uma mãozinha na resolução deste questionamento sobre entrar em uma central de negócios, aqui estão algumas vantagens presentes em cada cenário!

Vantagens de uma central de negócios com empresas do mesmo ramo:

Vantagens de uma central de negócios com empresas de diferentes ramos:

Entrar em uma central de negócios é desafiador, mas com a ajuda certa, é só sucesso!

Quer entrar em uma central de negócios ou montar a sua? Atente-se no modelo da rede, bem como das empresas associadas. A composição de um grupo de negócios pode variar conforme as necessidades e estratégias dos associados. Alguns podem preferir uma abordagem homogênea, enquanto outros podem se beneficiar da diversidade e da complementaridade entre diferentes ramos de atuação.

Quer se aprofundar mais no assunto e garantir o sucesso da sua rede? Chama a gente e vamos conversar, é só clicar aqui embaixo!

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