Se você chegou até aqui, é porque tem dúvidas sobre qual a diferença entre central de compras e central de negócios.
O que é bastante válido. Já que uma central de compras e uma central de negócios são conceitos relacionados à gestão de compras e negociações comerciais, mas têm abordagens ligeiramente diferentes.
Veja agora a diferença entre as duas, e onde elas se encontram para otimizar os resultados do seu negócio.
O que é uma central de negócios?
Uma central de negócios é configurada por um grupo de empresas, geralmente do mesmo segmento de mercado, que se unem para alcançar benefícios mútuos. Essa cooperação pode abranger várias áreas de negócios, incluindo compras, logística e marketing.
O objetivo por trás de uma central de negócios é que, ao se unir, as empresas possam enfrentar desafios comuns. Ainda aumentar sua competitividade, compartilhar melhores práticas, desenvolver estratégias conjuntas e negociar em condições mais favoráveis com fornecedores.
Outros pontos maximizados em um grupo de negócios é a construção de uma marca forte, treinamento de colaboradores e a troca de experiências entre os associados.
O que é uma central de compras?
A central de compras tem a atuação exclusiva no processo de negociação e compra conjunta.
Funciona como um cérebro que coordena todos os processos de aquisição. Desde a identificação de necessidades, até a concretização das transações. Centraliza a tomada de decisões, otimiza recursos e alcança economias de escala que impulsionam a lucratividade.
Em detalhes, uma central de compras é responsável por identificar as necessidades do grupo de compras, pesquisar e selecionar fornecedores, negociar preços e termos contratuais, fazer pedidos e acompanhar entregas.
Então, essa abordagem centralizada melhora a eficiência do processo de compras. Porque aumenta o poder de barganha do grupo e resulta em economias substanciais para as empresas envolvidas.
O melhor de dois mundos
Ao unir a eficiência otimizada da central de compras com a força coletiva da central de negócios, as empresas encontram o casamento perfeito para o sucesso empresarial.
A centralização das compras permite que as empresas participantes da central de negócios alcancem economias de escala ainda maiores, maximizando o poder de compra do grupo.
Além disso, a troca de informações e conhecimentos entre as empresas proporciona aprimoramentos contínuos nos processos de aquisição.
Enquanto a central de compras assegura a economia de recursos e a agilidade nas transações, a central de negócios reforça a posição das empresas no mercado, potencializando a competitividade.
Juntas, essas abordagens traçam um caminho sólido para o crescimento sustentável, a inovação constante e o sucesso duradouro.
Portanto, para empresas que buscam prosperar em um ambiente competitivo e desafiador, abraçar ambas as abordagens é a chave para alcançar excelência operacional, negociações vantajosas e crescimento sustentável.
Como montar uma central de negócios e uma central de compras?
Existem alguns pontos-chaves para montar uma central de negócios e/ou de compras.
Confira quais são eles nos materiais a seguir, que separei especialmente para ajudar a maximizar o sucesso da sua empresa:
2 min de leitura