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como aumentar a eficiência das compras em redes e centrais de negócios

como aumentar a eficiência das compras em redes e centrais de negócios

4 min de leitura

dezembro 15, 2023 | AC Hub

Vamos falar sobre compras! Porque aumentar a eficiência das compras em redes e centrais de negócios é assunto sério e desejo em comum de todas as empresas que fazem parte deste modelo de negócios.

Quando falamos sobre redes e centrais de negócios, a otimização do processo de compras emerge como uma peça-chave para impulsionar a eficiência operacional e maximizar os resultados financeiros.

Se você é comprador ou gerencia esse setor no seu grupo de negócios, segue a leitura que tem bastante informação relevante para você utilizar no seu dia a dia.

Inteligência de dados: a base para eficiência das compras em redes e centrais de negócios

O primeiro passo para aumentar a eficiência nas compras em redes e centrais de negócios é investir na coleta e análise de dados. 

Plataformas modernas de gestão oferecem recursos avançados de análise que permitem identificar padrões, antecipar demandas e entender as flutuações do mercado. Ao aproveitar a inteligência de dados, as empresas nestes modelos de negócios podem tomar decisões informadas, evitando excessos de estoque, otimizando prazos de entrega e negociando melhores termos contratuais.

Comprar em redes e centrais de negócios exige automação dos processos

A automação é uma aliada poderosa na busca pela eficiência, implementar sistemas automatizados para processos de compra reduz erros humanos, acelera a resposta a mudanças no mercado e libera recursos para atividades estratégicas. 

Esse ponto complementa o anterior inclusive. É importante investir em uma plataforma de gestão que automatize ações e seja capaz de prever necessidades de compra, sugerir fornecedores e otimizar o fluxo de trabalho.

Capacitação da equipe: comprador/gestor, sua atuação é indispensável

Quem cuida das compras na rede precisa entender a relação preço x valor. O preço é aquele que você vai pagar, investir em algo. O valor é o que você terá de retorno em cima disso.

Então, preste atenção: é algo que você vai comprar que vai ficar parado? Ou vai trazer retorno financeiro para você? Retorno de economia ou mesmo de tempo, por exemplo.

Observe o que de fato terá de resultado com essa compra; investimento; contratação de algum serviço. E isso vai de encontro com a parte de negociação. Então, quando for negociar, analise.

Em um cenário em que o preço for caro, por exemplo, não se atente apenas a isso. Porque você sabe que é possível conseguir desconto. O importante aqui é entender muito bem onde está investindo e quanto de retorno sua empresa vai ter. 

Essa será a principal diferença entre valor e preço. Preço é o que está escrito na última linha. O valor é aquilo que representa para você.

Custo-benefício impacta as compras em redes e centrais de negócios

A relação de custo-benefício nas compras em redes e centrais de negócios está ligada com o tópico anterior de preço x valor. Isso se demonstra quando você investe 1 para receber 10, por exemplo. E não se trata apenas do financeiro. 

O custo benefício está atrelado à economia de tempo, organização de processos, tecnologia que facilite o entendimento do negócios. Pense em pontos chaves que, determinada compra – de produto ou serviço  – pode solucionar: 

Considere soluções e não apenas o preço inicial da aquisição. Sabemos que a preocupação em estar fazendo uma boa negociação é uma constante, mas não tem como você controlar se o preço vai subir ou baixar depois da compra, o que você precisa analisar é o momento e onde aquilo agrega no seu negócio. 

Agora, poder de negociação e custo-benefício andam lado a lado. Pense que: 

Você, comprador, negociando em nome de uma empresa apenas, trabalhará somente com o volume desta unidade. O que tende a deixar o poder de negociação quase que todo nas mãos do fornecedor.

No entanto,  imagine você negociando em nome de 20, 30, 100 empresas, o poder do volume está na sua mão. A lógica continua a mesma, só que facilita no que você consegue conquistar com essa nova negociação. O volume do seu grupo que vai definir isso!

O próximo passo é entender o volume do seu grupo de compras

Para adquirir valor ao invés de apenas preço e sair da negociação com um bom custo-benefício nas aquisições, você precisa entender as demandas do seu grupo.

Não pode apenas presumir como no exemplo:

“Tenho 20 empresas e acho que elas compram 1 milhão, então eu vou negociar em nome de 1 milhão…”

 Isso pode ser um tiro no pé, porque seu grupo pode estar comprando para 500 mil, e estará saturando as empresas com estoque. 

Ou pior, o grupo de compras pode estar comprando para 2 ou até 3 milhões e você fez uma negociação no valor de 1 milhão, quando poderia ter ganho mais se tivesse entendido melhor o comportamento e o volume de compra do grupo.

E por isso enfatizamos a importância do comprador estratégico e/ou gestão à frente das compras em redes e centrais de negócios. Que precisa estar focado em negociar conforme a realidade do grupo.

Colaboração efetiva com fornecedores

E as dicas citadas anteriormente nos levam a ter uma boa relação com fornecedores. Porque isso é capaz de desempenhar um papel crucial na eficiência das compras. Estabelecer parcerias estratégicas baseadas na confiança mútua, transparência e comunicação eficaz é fundamental. 

Negociar contratos claros, alinhar expectativas e compartilhar informações estratégicas contribuem para uma cadeia de suprimentos mais eficiente e resiliente.

Padronização de processos e produtos

A padronização simplifica os processos de compra, reduzindo a complexidade e aumentando a eficiência. Estabelecer padrões para produtos, embalagens e processos de pedido simplifica a gestão de inventário, facilita a comparação de fornecedores e agiliza a tomada de decisões. 

Além disso, a padronização pode gerar economias significativas ao negociar contratos de volume com fornecedores.

A busca pela eficiência nas compras em redes e centrais de negócios é um processo contínuo

A combinação de inteligência de dados, automação, colaboração efetiva com fornecedores, padronização de processos e capacitação da equipe cria uma base sólida para o sucesso das compras em redes e centrais de negócios.

Ao adotar estratégias orientadas para a eficiência, seu negócio estará melhor posicionado para enfrentar os desafios do mercado, impulsionar a rentabilidade e estabelecer uma presença duradoura e bem-sucedida no cenário empresarial.

E se você não é o responsável pelo controle das compras na sua rede ou central de negócios, mas tem um comprador que precisa ver essas dicas, pega o link desse material e manda para ele! 

Ah! E fica o conselho: nos acompanhe aqui no blog e nas redes sociais, porque continuaremos postando conteúdos como esse para te ajudar a negociar melhor.

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