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como ganhar dinheiro com compras colaborativas?

como ganhar dinheiro com compras colaborativas?

5 min de leitura

março 14, 2025 | AC Hub

Compras colaborativas: como faço para ganhar dinheiro com isso? 

Antes de te dizer como fazer dinheiro com compras colaborativas, preciso que você entenda que estamos falando de compras conjuntas/compras coletivas.

Se você nos acompanha por aqui ou em outros canais de comunicação, sabe que o termo de compras colaborativas é pouco usado por nós. Mas no final das contas, ele se encaixa na mesma vertente.

Inclusive, temos um material explicando exatamente isso: compras coletivas, compras conjuntas ou centralização de compras?

Mas adianto que, no final das contas, são jeitos diferentes de se referir ao mesmo modelo de negócios. Então, falou em compras coletivas para empresas, compras colaborativas centralizadas, compras conjuntas, está falando do mesmo processo.

Outro termo que você pode ouvir ainda é compras 4.0, mas este já não pode ser usado com o mesmo referencial. Apesar de, com a tecnologia e plataforma certa, compras colaborativas pode acabar se encaixando também no cenário das compras 4.0 – mas isso é papo pra outra conversa, que prometemos trazer por aqui também.

Compras colaborativas = B2B

Então, para esta conversa aqui, o termo compras colaborativas fica muito mais próximo até do entendimento do que se trata. Estamos falando de um modelo B2B, onde as empresas estão comprando junto com outras empresas. São empresários colaborando em um dos seus pontos, que é um processo de compra. 

E aqui estou falando exclusivamente de compras, não inclui mentoria nem colaboração e outros níveis além das compras da sua empresa. É sobre ganhar dinheiro! E isso nos leva ao ponto que deu início a este material.

Como ganhar dinheiro com compras colaborativas?

Você empreendedor ou comprador que já negociou a compra de produtos com qualquer fornecedor percebeu que uma das coisas que mais te dá poder de barganha é o volume, ou seja, a quantidade que você está comprando.

Se pede 10 itens, o valor é 100, mas e se pedir 100…quanto fica esse valor? Nós sabemos que aí sim terá uma boa negociação.

Então esse é o primeiro ponto onde a compra colaborativa te faz ganhar dinheiro, no volume.

Coloque na ponta do lápis: 

Imagine que você se juntou com mais 10 empresas, por exemplo. Isso representa o aumento do volume de compras em 10x — é muito significativo. 

Chama aquele fornecedor que você tem compra recorrente de um determinado produto e pergunta para ele: Se aumentar esse volume aqui… comprar contigo dez vezes mais, que preço você consegue para mim? É assim que você vai ganhar dinheiro comprando junto com outras empresas.

Mas para o aumento do lucro nas compras colaborativas acontecer, entra outro elemento na jogada!

Após o desenho do cenário anterior, entra um ponto que tem papel fundamental nesta operação, que é a chamada central de compras – também conhecida como central de negócios. Que, em resumo, é ter alguém focado em fazer a gestão desta centralização de compras.

A central de compras é, justamente, ter alguém olhando para o grupo e tomando decisões, pensando em como cada uma dessas empresas vai ganhar dinheiro. É ela que vai ter essa centralização de volume para negociar com os fornecedores. 

Vale a pena ver também: o que é uma central de negócios
Se aprofunde em: porque fazer parte de uma central de compras?

Com a central, onde fica seu papel nas compras colaborativas?

Nessa operação toda, onde fica o seu papel nisso tudo? – você deve estar se perguntando…

Pois bem, vai ser colaborar,  honrar os compromissos que a central está trazendo para você. E o melhor, criar estratégias com este lucro gerado nas negociações. Explico:

A central de compras negociou em nome de 10 empresas, um volume de 1000 unidades de determinado produto. Produto este que, sozinho, você compraria apenas 100 unidades com um preço 10% mais caro, por exemplo.

Então, agora que você está ganhando este desconto, pega o principal produto da sua loja e coloca 10% de desconto nele. O que isso vai representar na sua margem? Olha o quanto você já está ganhando de dinheiro aí!

E dá pra ir além!

Tem outro ponto que a gente fala muito em nossa mentoria, que é “Que tipo de parceria você faz com os fornecedores?”. 

Pergunto isso porque é prática dos fornecedores fazerem parcerias como verba de marketing, acordos VP, cashback, dentre outras práticas que incluem um acordo de negociação, onde você firma com o fornecedor um compromisso de uma centralização de compras – ele também sai ganhando com isso.

E a partir disso, você tem outros benefícios além do desconto, um retorno que vai além daquele que você já conseguiu com o básico das compras colaborativas. São os 10% de desconto que você conseguiu, mais 5%, 3% de rebate que vem depois, quando termina o acordo. 

Não faz parte de uma rede associativa ou não está em um grupo de negócios?

Sabemos da possibilidade de você que está lendo não fazer parte de um grupo. E aí vem algumas das perguntas que mais nos deparamos por aqui: 

Primeiro ponto é: cultura. Estou falando de compras colaborativas, então se você não tiver o intuito de colaborar com o grupo, já está começando errado. 

Por exemplo, aqui na AC, nós trabalhamos com mais de 220 grupos de 22 segmentos diferentes, e as realidades em relação à cultura são as mesmas. Aqueles grupos que têm uma cultura colaborativa dão certo! E os outros que não tem, ficam patinando o tempo todo. 

Então, se for o caso, volta ali e muda a tua cultura. Muda um pouquinho o conceito de concorrência para colaboração. E encontre empresários que queiram também praticar esse modelo de negócio.

Ou tem um caminho um pouco mais rápido: 

Procurar redes e grupos  já existentes. Mas neste cenário, fica a dica: alinha o perfil! Não adianta você tentar colocar o seu negócio em qualquer tipo de grupo que não condiz com os produtos que você compra. 

Procure grupos ou empresas que sejam semelhantes ao teu modelo de negócios, que isso vai facilitar muito você entrar ou começar a fazer compras colaborativas. 

Por fim: para quem serve compra colaborativa?

Outra dúvida bastante comum é se toda empresa pode fazer compras colaborativas. E em resumo, sim, serve para todas as empresas, de todos os segmentos. 

Certamente umas terão mais resultado que a outra, devido ao volume de compra ou pelo valor agregado do produto que compram, por exemplo. Mas serve para todo mundo, empresas, prestadores de serviços; serve para quem é do varejo, da indústria, serve para quem é do agronegócio. 

O ponto é você encontrar outras empresas que tenham um modelo semelhante, se unirem, pegar o poder da palavra colaboração – se juntar e fazer isso dar certo. Não tem como a compra colaborativa dar errado em um grupo que quer fazer, onde todos querem colaborar. É só aplicar expertise, colocar no caminho certo, que vai dar certo! A gente vê isso acontecendo todos os dias. 

E se ficou com alguma dúvida ou quiser saber mais, é só nos chamar! Deixo a seguir mais um material que pode ser do seu interesse:

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