Plataforma para gestão de compras é a salvação para compradores em centrais e redes de negócios!
Se ainda não concorda com essa afirmativa, continue a leitura deste material que vamos responder questões que fortalecem a ideia da importância de uma ferramenta quando se pensa em gestão de compras.
Até porque, existem dois cenários, ou você ainda não vê vantagem em uma plataforma para gestão de compras ou teve a infeliz experiência de trabalhar com uma plataforma que não estava à altura do seu negócio.
Seja qual for, a sua ideia está prestes a mudar, confira:
Porque a plataforma de gestão de compras é tão crucial em redes e centrais de negócios?
Ah! Um sonoro “porque sim” ecoa em nossa mente 😅. Mas temos material de sobra para mostrar por a+b a importância de uma plataforma de gestão de compras em grupos de negócios.
A essa altura você, comprador em uma rede de negócios, já deve ter alguns motivos passando na cabeça, deixe-me ajudá-lo a colocar em ordem, começando do início: por que gestão é importante?
De forma bem simplificada, porque senão vira bagunça!
Imagina se não tiver um direcionamento, alguém gerindo para garantir o controle do que vocês querem alcançar. Cada um começa a puxar para um lado e ninguém sabe mais para onde está indo.
Sem medir, não consegue ver se estão na rota traçada e, muito menos consertar ela a tempo. Quando vê, já estão com prejuízo e ninguém se deu bem na compra conjunta, por exemplo.
E é exatamente isso que nos leva à necessidade da gestão de compras. Você, comprador, precisa estar alinhado com os objetivos da empresa, assim como com as aspirações do grupo de negócios. Em um cenário que não seja esse, imagine quanta coisa que não faz sentido você poderia acabar comprando… contemplando um total de 0 associados.
Arrisco dizer que, com certeza já viu algum histórico de redes e centrais que tinham, por exemplo, mais de 1 milhão em estoque parado, sem saber o que fazer com esse produto.
Isso é falta de gestão!
Você, enquanto comprador, precisa olhar o que está acontecendo dentro da sua empresa, os processos, analisar os números e fazer a gestão. “Poxa, isso aqui não está alinhado com o que a gente quer”. Então conserta, muda, traz todo mundo para a mesma rota.
E aí a gente já começa a entrar na ideia da importância de uma plataforma de gestão de compras. O que nos leva ao próximo ponto:
Como uma plataforma de gestão de compras pode superar as limitações das planilhas tradicionais?
Você, comprador, que já está acostumado a lidar com as limitações das planilhas tradicionais, imagino que já lhe venha à mente inúmeras questões que poderiam ser resolvidas com uma plataforma para gestão de compras.
Mas se você não trabalha com planilhas, então eu vou propor um exercício de imaginação:
Visualize que está lá com a planilha de Excel, ou seja, várias linhas e colunas, com os SKU’s da sua empresa, com o intuito de controle e organização, através de cálculos, da sua empresa.
Neste cenário, um supermercado, por exemplo, vai ter em média 60 mil SKU’s diferentes. Agora imagine você fazendo uma gestão de 60 mil linhas dentro de uma planilha de Excel com diversas colunas.
Só para abrir o arquivo dessa planilha já vai mais de uma hora de tão pesada que é. Pense agora, tentar encontrar seu top 10 produtos comprados, através deste documento. Sem contar o fato de que, trata-se da alimentação constante de informações e, volto a dizer, quem trabalha com planilha sabe como é, uma única vírgula errada leva embora seu planejamento inteiro. Você não sabe mais nem o que está acontecendo com os números da sua empresa.
Então, quando tem uma ferramenta que automatiza tudo isso, o primeiro ponto que você elimina é a principal causa de erros: que é o ser humano. Reduzindo o poder de catástrofe que uma vírgula errada ou um zero a mais pode causar no controle dos seus negócios.
Logo, se tem uma ferramenta que automatiza e que elimina primeiro essa parcela de erro, já é um ponto super positivo. O outro ponto é a praticidade, que diferente da planilha pesada que leva 01h00 para abrir, a plataforma com dois/três cliques apresenta toda a informação que você quer.
Exemplo na prática
Aqui vale um exemplo de dentro da nossa plataforma, onde temos uma busca automática de informações que organiza – como no caso dos 60 mil SKU’s – o caos, para você conseguir ter uma visão clara de todos eles. Basta um clique num filtro, ele já organiza isso como ranking, incluindo:
– Quais são os produtos mais comprados?
– Quais são os volumes mais comprados?
E assim, entender o comportamento de compra fica muito mais fácil, junto a uma plataforma para gestão de compras.
Plataforma para gestão de compras x fornecedores
Uma dúvida comum que chega para nós é a de “como é que uma ferramenta ou uma plataforma de gestão contribui para o fortalecimento das negociações com os fornecedores?”.
Pois bem, vamos seguir a linha do exemplo anterior sobre SKU’s, só que agora pensando em fornecedores:
Quantos fornecedores tem aí na sua empresa?
Quando se fala em rede, esse é um número que se potencializa muito, não é mesmo?
Agora, imagine, você como comprador em uma rede de negócios, não ter fácil acesso ao que acontece com seus fornecedores – chega um fornecedor para conversar contigo e ele já fala, “olha, você está comprando de mim tais produtos e deixando de comprar estes outros itens” – você vai ficar completamente perdido”.
Sem as informações corretas e bem estruturadas, acaba aceitando isso e não tendo como rebater. Sem a plataforma de gestão para te apresentar os dados em tempo real, trabalha apenas com a intuição. E isso é um perigo, porque é comum só lembrar dos produtos mais tops e em maior escala. Enquanto tem toda uma gama de produtos de fornecedores que você não vai poder explorar melhores preços e condições de pagamento e, sem saber se o fornecedor está fazendo certo ou não.
Em uma rede de negócios, isso se intensifica…
Quando você fala em uma rede ou central de negócios, o cenário apresentado no tópico anterior é ainda mais desafiador.
Porque, por exemplo, vamos trabalhar com a perspectiva de que são uns 10/20 empresários com diversos produtos sendo comprados de forma individual. E se o comprador da rede não tiver a visão do que cada um está comprando, a falta de gestão vira bagunça e vai negociar produto que não faz sentido para os associados.
Sem o auxílio da plataforma para gestão de compras, o responsável por essa parte nas redes, acaba comprando mal, fazendo negociações às cegas.
Por outro lado, junto a uma boa ferramenta de automação, o comprador consegue chegar para o fornecedor com todos os detalhes e clareza do que vem negociando e do que precisa.
Frente ao parceiro comercial você detalha “estou adquirindo estes produtos, nestes valores, com determinado volume, etc.”.
Com a visão de compras bem estruturada o comprador consegue:
Criar um relacionamento mais inteligente e vantajoso com o fornecedor, mostrando um contraponto e chegando a melhores negociações.
Para isso, o comprador precisa analisar quantos associados tem o seu grupo e quantos fazem compra com o fornecedor que está se tentando uma parceria. Vamos supor que a rede tem dez associados, cinco desses associados já fazem compra com esse fornecedor, consegue ver o poder que o comprador tem na mão?
Em uma conversa com o fornecedor, você consegue negociar com essa relação de quantos associados ainda podem entrar nessa compra conjunta Conseguindo assim, melhores condições com o parceiro comercial.
E essa visão só é possível por causa das informações que a plataforma de automação proporciona. Se o comprador não tem essa leitura dos dados, como é que ele vai falar com autoridade com o fornecedor?
Veja também: melhores relatórios para gestão de compras em redes associativas
E o comprador hein, qual a importância dele quando se fala em compras conjuntas?
No decorrer deste material, procurei falar mais de perto com você que é comprador e, por isso, já sabe da sua importância frente a gestão de uma central de compras.
Por outro lado, uma dúvida que volte e meia chega por aqui é a de “qual a importância de um comprador quando se fala em compras conjuntas?”.
Aqui, é preciso entender que estamos falando além do gerenciamento geral do grupo, ou seja, pode existir um gestor geral e o comprador, que por sua vez, faz a gestão de compras.
Então quando se fala em gestão de compras, vale o exemplo da nossa Aceleradora, onde construímos compras conjuntas nos grupos. Os clientes deste serviço, costumam nos perguntar “que tipo de profissional eu contrato para fazer isso?”.
De cara, nossa resposta já começa com: quem você contrataria para fazer a compra da sua empresa?
Sem pretensão de desmerecer nenhuma profissão ou posição, mas colocaria um estagiário, que não tem experiência?
Colocaria uma secretária que só vai cuidar da agenda?
Não! Você vai colocar alguém especializado primeiramente no seu segmento e outro em compras.
Porque não adianta conhecer o segmento se não entende de negociações. É uma profissão, tem que ser um profissional da área. Então tem que dar valor nesse ponto, e entender que o tipo de profissional que vai colocar é o tipo de resultado que terá também.
Para ir além
Vale o acréscimo para falar sobre a importância de uma figura que entenda não somente de gestão de processos de empresas, mas de pessoas.
Porque quando se fala de uma rede associativa, você está lidando com pessoas. Cada associado é um empresário com a cabeça diferente, com objetivos muitas vezes distintos.
Então, como é que você lida com isso? Já ouvimos diversas vezes dentro de grupos ou federações a seguinte fala: “a gestão de uma rede associativa é uma gestão de egos”. Então essa pessoa tem que saber como ela vai lidar com o grupo, com as nuances, com os comportamentos diferentes e como isso não vai impedir a rede de chegar onde ela quer.
Valeu a pena pra você?
Para este material, o conteúdo sobre a importância de uma plataforma para gestão de compras fica por aqui. Mas deixe-me indicar um vídeo que preparamos e que completa muito bem toda a fala que tivemos no decorrer desta matéria:
Como uma plataforma facilita a gestão de compras conjuntas? Assista a seguir 👇
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