De agora em diante, neste material, você descobrirá qual a dinâmica de um grupo de compras. Ou seja, quais os pontos de atenção é preciso ajustar para manter as compras conjuntas mais vantajosas possível.
Sabia que as Redes e centrais de compras estão impulsionando colaboração e eficiência no varejo?
Pois é, grupos de compras têm desempenhado um papel fundamental na colaboração e eficiência do setor varejista nos últimos anos. Com a crescente competição e a busca por melhores condições de compra, muitas empresas têm encontrado nas redes e centrais uma forma de fortalecer sua posição no mercado.
Mas qual a melhor forma de colocar essa estratégia em prática? Continue a leitura que eu vou te contar!
O que é preciso para um grupo de compras conjuntas ter sucesso?
A dinâmica praticada entre o gestor e os associados pode definir o sucesso, ou não, de um grupo de compras.
Na missão de conseguir barganhar com fornecedores, conseguir melhores negociações e aumentar a receita da empresa; alinhar objetivos e decisões coletivas precisam entrar como fatores bases.
Mas não é só isso, aqui estão algumas diretrizes que podem ajudar a garantir o sucesso de um grupo de compras:
Defina objetivos claros
Determine os objetivos do grupo de compras, como obter melhores preços, aumentar o poder de negociação ou compartilhar recursos. Tenha uma visão clara do propósito do grupo e comunique esses objetivos a todos os membros.
Associados comprometidos e engajados
O perfil dos associados pode impactar diretamente o desempenho do grupo de compras.
Características que devem ser eliminadas neste modelo de negócios incluem: a falta de participação no processo decisório, a desconsideração das decisões coletivas, o individualismo e a busca por resultados de curto prazo.
Esses fatores comprometem a credibilidade das compras conjuntas. Por isso, é essencial que os associados estejam engajados e interessados em colaborar em prol dos objetivos do grupo.
Liderança capacitada
A estrutura organizacional de um grupo de compras deve incluir um líder que tenha visão estratégica coletiva e de inovação para coordenar as ações de diversas empresas.
Ou seja, para as compras conjuntas atingirem o máximo potencial de vantagens, é indispensável um líder responsável por coordenar as atividades do grupo, manter a comunicação entre os associados e tomar decisões necessárias.
Pesquisa e planejamento
Realize pesquisas de mercado para identificar fornecedores confiáveis e comparar preços e qualidade dos produtos desejados. Desenvolva um plano de compras que detalhe as necessidades do grupo, prazos, orçamentos e especificações.
Para realizar estas atividades é inteligente optar pela automação, isso quer dizer que o grupo de compras pode investir em uma plataforma que receba, gerencie e armazene todos os dados e informações.
Ter uma plataforma com tecnologia para grupos de compras gerarem valor compartilhado é uma opção vantajosa para deixar os processos mais práticos e eficientes.
Avaliação contínua
Realize avaliações periódicas para medir o desempenho do grupo de compras em relação aos objetivos estabelecidos. Identifique áreas de melhoria e faça ajustes no processo, se necessário.
Dinâmica eficiente para um grupo de compras conjuntas
Não existe nenhuma fórmula mágica para criar a melhor dinâmica de um grupo de compras. Mas considerando os pontos que levantamos anteriormente, a assertividade das ações do seu grupo já serão majoritariamente positivas.
Também, a combinação com maior potencial de sucesso inclui perfil dos associados + plataforma de gestão.
Isso quer dizer que é essencial estabelecer critérios rigorosos e adotar métodos estruturados de atração, recrutamento, seleção, avaliação (capacidade financeira e psicológica) e sensibilização dos novos associados para aumentar o grau de assertividade do grupo de vendas.
Ao mesmo tempo, utilizar uma boa ferramenta tecnológica de gestão, que consiga gerir de forma estratégica as informações de todo o grupo e fornecedores.
Como está a organização das suas compras conjuntas?
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a otimizar a dinâmica do seu grupo de compra.
Mas tenha em mente que cada grupo de compras pode ter suas particularidades. Então é importante adaptar os pontos que levantamos aqui às necessidades específicas do grupo e buscar sempre aprimorar a dinâmica com base na experiência e feedback dos associados.
Ficou alguma dúvida? É só nos chamar para conversar!
Veja também:
A IMPORTÂNCIA DE UM PROFISSIONAL A FRENTE DA GESTÃO DO NEGÓCIO – dá play no vídeo a seguir e entenda como a capacitação de lideranças é crucial para o sucesso de redes e centrais de negócios. O Jeferson Rosa nos conta isso, com um case super interessante da Apple.
3 min de leitura