pixelface

é seguro ter uma central de compras?

é seguro ter uma central de compras?

3 min de leitura

julho 10, 2023 | AC Hub

A pergunta correta seria: Como deixar as centrais de compras mais seguras? 

Isso porque, a segurança de uma rede para compras conjuntas está ligada às ferramentas utilizadas para controle dos dados e gerenciamento de acessos, por exemplo.

Além disso, para responder se é seguro ter uma central de compras, ainda é preciso considerar se é realizado monitoramento contínuo e, principalmente, alinhamento de normas e compartilhamentos com todos os associados.

Ou seja, é seguro sim! Mas existem algumas ações que fortalecem a segurança do grupo de compras, incluindo termos e condições, assim como regras e boas práticas definidas pela rede, para manter a operação vantajosa, sem riscos de vazamento de informações.

Continue a leitura que vamos te mostrar como!

É seguro ter uma central de compras e você está prestes a ter certeza disso

Existe um norte que define 99% da segurança de um grupo de compra: o agente de confiança que será utilizado para gerenciamento dos dados.

É interessante que uma plataforma para operar uma central de negócios tenha funções que preservem a individualidade de cada associado. Para que apenas pessoas autorizadas acessem os dados.

Outro ponto muito importante é o caminho que a plataforma realiza para a captura e armazenamento das informações. 

Essa tarefa pode ser realizada através do SEFAZ (Secretaria da Fazenda Nacional),por exemplo, um ambiente confiável do governo brasileiro, que disponibiliza as notas emitidas, contas e seus CNPJs, para que as empresas possam consultar. 

Viu só? Nada a temer. Na verdade, muito do fator segurança se resume à escolha de uma boa plataforma para ajudar a centralizar as informações da sua rede.

Como chegar a 100% de segurança em uma central de compras?

Lá no começo do conteúdo eu disse que a plataforma é responsável por garantir  99% de segurança, então cadê o 1% que falta?

Esse 1% está nos próprios associados. Sabe aquele ditado: O combinado não sai caro?

Pois bem, as informações compartilhadas são decididas e alinhadas por todos os associados, é o grupo quem decide o que pode ou não contar no quadro de dados compartilhados.

Além disso, o padrão da plataforma é compartilhar dados estatísticos para tomada de decisão e não expor  quem é o associado da informação. No mais, é de entendimento do grupo as informações que ficarão ou não visíveis a todos.

Dito isto, o compartilhamento de informação já é uma realidade de vários setores da economia e essencial para o sucesso das centrais de compras.

Segurança feita, é hora de validar as vantagens de uma central de compras!

Para te mostrar na prática as vantagens de fazer parte de um grupo de compras, vou usar o exemplo de uma empresa que faz compras conjuntas e colhe abundantes frutos desta ação:

A Retail Business Services (RBS), uma subsidiária da Ahold Delhaize USA, é responsável por diversas atividades de negócios e compras para várias marcas de supermercados nos Estados Unidos, incluindo “Food Lion”, “Giant Food”, “Hannaford”, “Stop & Shop” e “Martin’s”.

Ao criar uma central de compras compartilhada, a Retail Business Services conseguiu obter benefícios significativos, como:

1. Economias de escala

Ao consolidar o poder de compra de várias marcas, a RBS pôde negociar acordos mais vantajosos com fornecedores, garantindo preços mais competitivos em produtos e serviços para todas as suas redes de supermercados.

2. Eficiência operacional

A centralização das compras permite padronizar processos e eliminar duplicação de esforços, otimizando o fluxo de trabalho e economizando tempo para todas as marcas do grupo.

3. Poder de negociação

Ao negociar com fornecedores em nome de várias marcas, a RBS consegue ter mais influência nas negociações, o que gera melhores condições contratuais, prazos de entrega mais curtos e maior flexibilidade.

4. Maior variedade de produtos

 Compras conjuntas possibilitam a oferta de uma ampla variedade de mercadorias, melhorando a experiência de compra para os clientes em todas as redes de supermercados associadas.

5. Compartilhamento de melhores práticas

 Através da colaboração entre as diferentes marcas, é possível compartilhar experiências, tecnologias e estratégias de sucesso, criando um ambiente de aprendizado mútuo.

Esse exemplo demonstra como a criação de uma central de compras bem estruturada pode trazer vantagens significativas para várias marcas e empresas, permitindo economias de custo, melhorias operacionais e uma oferta mais atraente para os clientes. 

Importante notar que o sucesso de uma central de compras dependerá do alinhamento entre gestão e associados. Mas sem negligenciar a escolha de uma plataforma segura e funcional para o gerenciamento dos dados.

Você já tem uma central de compras ou quer montar uma?

Esperamos ter conseguido mostrar que é seguro ter uma central de compras. Caso tenha ficado alguma dúvida, é só nos chamar.

Ficamos à disposição para ajudar a melhorar a segurança do seu grupo de compras, ou mesmo tirar suas dúvidas para dar o pontapé inicial e começar a fazer compras conjuntas. Clique abaixo e vamos conversar!

Demo

sua empresa com a força de muitas