Franquias de sucesso estão cada vez mais na boca do povo, muitas delas literalmente – McDonald’s, Starbucks…são exemplos de franquias que há anos se mantém relevantes no mercado e, mais do que isso, são lucrativas.
Mas não estamos aqui para estudar o case de sucesso destas gigantes, nem tentar montar alguma fórmula que faça a sua franquia ser como elas. No entanto, existem ações reais que podem tornar a franquia mais lucrativa e, bem pés no chão nós te mostramos como isso é possível:
Já ouviu falar de Centralização das Compras?
Uma central de compras envolve a consolidação de todas as compras da franquia em um único ponto ou departamento, em vez de permitir que cada unidade de franquia faça suas próprias compras de forma independente. Então, a partir daí, redução de custos será apenas a ponta de um iceberg de vantagens.
Ao unir as demandas dos produtos comprados com recorrência pelos franqueados, a centralização de compras – também chamada de compras conjuntas – permite a todos do grupo reduzir os custos das mercadorias, do transporte e aumentar a força e poder de negociação para benefício de todos. E isso sim é o que podemos chamar de “o grande segredo da lucratividade das franquias de sucesso”.
O que significa ser uma franquia de sucesso através da centralização das compras?
Unimos em quatro pontos principais, o que acontece quando compras conjuntas são feitas em uma franquia.
1. Poder de negociação
Ao centralizar as compras em um único lugar, a franquia ganha maior poder de negociação com os fornecedores. Isso porque, com maiores volumes de compra, é possível obter preços mais competitivos, descontos e condições favoráveis de pagamento.
2. Eficiência operacional
Compras conjuntas permitem uma melhor coordenação e controle dos processos de aquisição. Porque a equipe responsável pode analisar as necessidades de todas as unidades da franquia, padronizar produtos, buscar alternativas mais econômicas e otimizar os prazos de entrega.
3. Redução de custos
Através da negociação mais efetiva e da padronização dos produtos, é possível reduzir os custos de aquisição. Também, a centralização evita compras redundantes ou desnecessárias, aproveitando melhor os recursos financeiros da franquia.
4. Qualidade e consistência
É mais fácil garantir a qualidade e a consistência dos produtos adquiridos quando é realizado compras conjuntas. Por isso, uma franquia de sucesso pode estabelecer critérios rigorosos de seleção de fornecedores, monitorar a conformidade com os padrões de qualidade e assegurar que todas as unidades recebam os mesmos produtos de alta qualidade.
E adivinha só no que resulta a soma destes 4 fatores? A essa altura, tá fácil responder: ser uma franquia mais lucrativa.
Ok, já entendi que compras conjuntas fazem a franquia lucrar mais, e agora, como faço isso?
Você pergunta e nós temos a resposta na ponta da língua: escolha dos itens a serem comprados feita através da curva ABC do grupo, que consta quais produtos são os mais comprados, analisando o histórico de todos e, assim, tendem à melhores barganhas e negociações.
Mas considerando o mercado atual, o uso de um sistema para captação dessas informações deixa de ser um diferencial e passa a ser uma necessidade competitiva operacional e gerencial.
Como você pôde ver, não tem nenhum segredo!
Não existe mistério, muito menos fórmula mágica. E, por último, mas não menos importante, na verdade o passo primordial: parceria com uma empresa especializada, que garanta um sistema capaz de gerenciar e otimizar as compras conjuntas.
Pensando nisso, a Área Central tem um sistema pioneiro e eficiente para realização de compras conjuntas. Também funções de checklist de lojas e controle de fornecedores homologados e não homologados, que garantirão o padrão de qualidade de toda a franquia.
E vai além:
- Uma plataforma própria de conhecimento para repasse de informações e treinamentos de franqueados;
- Solução de gestão centralizada com foco em resultados para gerenciamento de dados em tempo real;
- Recursos de monitoramento de NFs (que integra a qualquer ERP);
- Painéis e programas de gestão;
- Recursos integrados ao departamento financeiro, de comunicação e geração dos mais diversos relatórios.
Ficou alguma dúvida, quer saber mais? Clique aqui e vamos conversar!
3 min de leitura