Mensurar crescimento está no pódio das dificuldades das redes e centrais de negócios. Mas uma vez que essa dificuldade é driblada, só proporciona ainda mais benefícios para todos os parceiros envolvidos.
Porque mensurar dados e resultados nas redes e centrais de negócios?
Justamente para conseguir mensurar o crescimento das empresas envolvidas, é necessário acompanhar e medir os dados e resultados que as ações realizadas estão gerando, para garantir e, ajustar – se necessário, que os ganhos individuais estão sendo maiores durante a participação nesse tipo de organização, do que seriam sem toda a rede de negócios.
Um dos indicadores de crescimento que podemos ter como ponto de partida é:
Perspectiva sociocomportamental
Dentro do campo sociocomportamental é interessante mensurar:
- Comprometimento com os acordos e obrigações estabelecidas entre os associados;
- Engajamento, ou seja, a frequência dos participantes nas atividades da rede e seu nível de tomada de decisões – que já se conecta ao próximo ponto:
- Nível de confiança nas relações mantidas entre participantes e gestores;
- Qualificação e a rotatividade dos líderes envolvidos.
Agora, mirando bem no alvo para gerenciar crescimento nas redes e centrais de negócios, existem pontos que não podem serem negligenciados:
1. Número de clientes ou usuários
A quantidade de clientes é um indicador de crescimento muito importante para mensurar o quadro de ganhos da empresa. Por isso, acompanhe o número de novos clientes adquiridos e compare-o com o número de clientes perdidos ao longo do tempo.
2. Receita
Sem dúvidas, um indicador-chave de desempenho fundamental, a receita serve para avaliar o crescimento de uma rede ou central de negócios. Então, acompanhe o aumento na receita ao longo do tempo para determinar se o negócio está crescendo.
3. Participação de mercado
Essa métrica de desempenho representa a porcentagem do mercado que a rede ou central de negócios detém. Fique de olho nas mudanças na participação de mercado ao longo do tempo, para identificar o crescimento em relação aos concorrentes.
4. Volume de transações
Nesta mesma linha, o volume de transações realizadas através da rede ou central de negócios é um indicador direto do seu crescimento. Por isso, é importante controlar o número de transações e o valor total transacionado para avaliar o aumento da atividade.
5. Retenção de clientes
Não basta apenas atrair novos clientes, é preciso mantê-los. Para isso, a taxa de retenção de clientes mostra a quantidade de clientes que permanecem ativos na rede ou central de negócios por um determinado período de tempo – mantenha a atenção nela!
6. Satisfação do cliente
Cliente feliz, empresa feliz! Mas como saber o que seus clientes estão achando? Pesquisas.
Realize avaliações ou feedbacks direto dos usuários. Porque isso ajudará a medir a satisfação dos clientes, para verificar se ela está aumentando à medida que o negócio cresce.
7. Eficiência operacional
Para medir esse indicador de crescimento, considere:
- o tempo de processamento de transações;
- o tempo de resposta ao cliente;
- a redução de custos operacionais.
Acompanhe todos eles, para avaliar com precisão o crescimento das redes e centrais de negócios.
8. Parcerias e colaborações
O número e a qualidade das parcerias estabelecidas com outras empresas podem indicar o crescimento e a expansão da rede ou central de negócios. Então, fique de olho no número de parcerias estratégicas e na colaboração com outras empresas relevantes.
Isso tudo nos leva a dica global
Defina metas e objetivos claros e acompanhe regularmente essas métricas para entender o crescimento da rede ou central de negócios ao longo do tempo. Assim, as decisões estratégicas serão tomadas com mais assertividade com base nos resultados obtidos.
Pode até soar repetitivo, mas ter o controle sobre pontos de influência interna e externa da sua empresa dentro de uma rede ou central de negócios, é capaz de ditar o sucesso da organização.
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