O foco no sucesso conjunto e no cumprimento de metas coletivas é imprescindível para qualquer relação comercial interdependente, principalmente em modelos como redes e centrais de negócios.
E falando nisso, você já conhece o Joint Business Plan? Ele ajuda um bom plano ser desenvolvido e colocado em prática. Porque é uma prática que permite o planejamento conjunto para as ações que serão desempenhadas coletivamente no mercado.
Mas apenas esta descrição não faz jus à importância de investir na estratégia JBP. Por isso preparamos um material para te mostrar desde o significado de Joint Business Plan, seus benefícios, principais etapas de execução, até os erros mais comuns cometidos pelos gestores durante a sua implementação. Continue a leitura!
O que significa Joint Business Plan?
A tradução de Joint Business Plan em português é Plano de Negócios Conjunto, mas você pode chamar de JBP, se preferir – e para facilitar. É indispensável para o planejamento anual de qualquer rede ou franquia, pois ajuda a prever compromissos conjuntos para todos os responsáveis pelo sucesso das operações.
Exemplo de Joint Business Plan é o alinhamento dos interesses e metas das empresas envolvidas, criando um plano detalhado para acompanhar o crescimento dos negócios e maximizar o conjunto de sucesso.
Tá, mas como fazer um Joint Business Plan?
Ao desenvolver um Plano de Negócios Conjunto, as empresas normalmente passam por várias etapas. Em primeiro lugar, é feita uma análise detalhada do mercado e dos concorrentes para identificar oportunidades e desafios. Em seguida, as partes envolvidas colaboram para definir os objetivos estratégicos e as métricas de desempenho que serão monitoradas ao longo do plano.
Com foco em alinhar os interesses e metas das empresas envolvidas, bem como o ganho conjunto, as principais etapas para fazer o JBP são:
1º Faça um levantamento individual de dados
Você precisa compreender quais são as condições internas e externas das empresas envolvidas no desenvolvimento do plano, para que seu desenvolvimento realmente esteja alinhado com essas demandas.
Sendo assim, cada agente envolvido nele deve fazer um levantamento prévio de dados, considerando questões como:
- Cenário competitivo em que estão inseridos;
- As peculiaridades de sua categoria de produtos;
- Comportamento do público-alvo.
Após essa abordagem primária, em que as demandas individuais são postas sob a mesa, será possível determinar quais são os pontos comuns de interesse entre cada negócio.
2º Crie um plano conjunto de ações
Com as metas e visões próprias de cada empresa envolvida no Joint Business Plan bem definidas, descritas e expostas para o entendimento de todos, agora os parceiros têm conhecimentos suficientes para criar um planejamento conjunto.
Diferente do tópico anterior, em que as empresas desenvolviam o plano individualmente, nessa etapa acontece a fusão, onde é necessário que seus profissionais se reúnam e estabeleçam as ações e objetivos que serão seguidos por ambos.
3º Identifique as atividades e estabeleça os responsáveis
Além de definir quais serão os compromissos conjuntos entre os parceiros envolvidos na cadeia comercial, você também deve determinar responsabilidades individuais para a realização de ações que terão impacto sobre o todo.
Cada empresa deve compartilhar os seus dados, realizar pesquisas de mercado, assumir compromissos quanto à sua cadeia de suprimentos e realizar investimentos internos que, irão otimizar os resultados alheios.
Ou seja, para que a abordagem coletiva do Joint Business Plan seja bem-sucedida, é preciso também garantir o sucesso das atividades realizadas em nível individual.
4° Determine líderes e responsáveis gerais para a execução do Plano de Negócios Conjunto
Cada empresa precisa determinar responsáveis próprios, que compartilharão a missão de monitorar o andamento do Joint Business Plan. Porque isso garante o sucesso do plano.
As atividades dos líderes e responsáveis gerais precisam ser feitas individualmente, no ambiente interno das empresas. Mas também, coletivamente, através de reuniões periódicas, para a verificação da execução correta e eventuais adequações do que foi planejado.
5° Emita relatórios periódicos de desempenho
Acompanhar é a base para garantir o sucesso de um Joint Business Plan, para isso relatórios de desempenho serão necessários.
É aí que entra o método One Page Report, indicado para gerenciamentos complexos como esse, já que reúne todos os indicadores relevantes em apenas uma página.
Ele te ajuda a identificar pontos como:
- recursos e seus requisitos;
- andamento dos cronogramas;
- metas atingidas;
- desempenho das equipes envolvidas, entre outras informações.
Mas independentemente do modelo de relatório adotado pelo seu planejamento, certifique-se de que ele seja claro e esteja disponível para todos.
Nem tudo são flores, erros podem acontecer…
A aplicação do Plano de Negócios Conjunto não é uma linha reta. Mas assim como na criação de qualquer planejamento empresarial, o Joint Business Plan também vem acompanhado de algumas pedras no caminho. Mas como já mapeamos os erros mais comuns, vai ficar mais fácil para você desviar de todas elas:
Erros mais comuns que gestores cometem na criação de um JBP
Um dos maiores erros dos gestores ao desenvolverem um Joint Business Plan é fazer isso de maneira individual, apenas o compartilhando posteriormente com os demais, ou com foco em uma visão unilateral dos seus negócios.
Sem levar em consideração as demandas de todos os envolvidos na cadeia comercial, o plano geralmente não conquista o engajamento necessário e, acaba perdendo seu sentido.
Outra falha é pensar apenas no curto prazo, sem levar em consideração que verdadeiras transformações são feitas em períodos maiores que um ano.
Por fim, é preciso evitar que as atividades determinadas no plano sejam feitas como simples obrigações, de maneira automática pelos negócios.
Para isso, analise os resultados obtidos por todos os associados e sugira eventuais mudanças e adequações que possam impactar os ganhos coletivos.
Lembre-se!
Um Joint Business Plan bem-sucedido requer confiança, comunicação aberta e um compromisso compartilhado com os objetivos alcançados. Quando implementado corretamente, um JBP pode fornecer benefícios como:
- Aumento de receita;
- Maior eficiência operacional;
- Acesso a novos mercados;
- Compartilhamento de custos e riscos;
- Fortalecimento das relações entre as empresas envolvidas.
Não esqueça que a colaboração e a comunicação eficaz são fundamentais para o sucesso de um Plano de Negócios Conjunto. Porque é essencial que todas as partes estejam comprometidas em trabalhar em conjunto para atingir os objetivos pretendidos.
E você, já sabia o significado de Joint Business Plan? Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, clique abaixo e entre em contato conosco!
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